Não tenho bola de cristal para adivinhar o que vai acontecer nas próximas horas, dias, meses e anos com o meu país, mas sei e tenho certeza que iremos superar mais essa parada.

Fomos descobertos e viramos colônia de Portugal, depois tivemos que abrigar todo o império Português. Como colônia fomos espoliados, saqueados e Roubados durante séculos e durante os dois impérios não foi diferente, o Brasil continuou sendo roubado e saqueado.

Depois disso, apesar da história registrar que o imperador Dom Pedro II era uma ótima pessoa, um homem do bem, honesto, correto e trabalhador, ele sofreu um golpe e saía a monarquia e entrava a República. Uma República feita não pelo povo mas sim pelos coronéis e políticos que até horas antes eram aliados de Dom Pedro. Depois vieram – sucessivamente – várias Repúblicas, a primeira, a segunda, a terceira, a quarta, etc., mas seguimos sendo massacrados, espoliados e explorados, não só por estrangeiros mas sim pelos próprios brasileiros. Fato é que os séculos se passaram mas praticamente nada mudou, por isso nem chega a ser novidade escândalos de corrupção no país. Tivemos ditadura de 45 anos (Era Vargas), Ditadura Militar de 20 Anos, assassinatos e renúncias de presidentes, mas efetivamente pouca coisa mudou. Veio a “Nova República”, morreu Tancredo Neves, assumiu José Sarney, que manobrou e ficou 5 anos, veio o Collor e superamos o primeiro impeachment. Assumiu Itamar Franco, veio Fernando Henrique e o governo, que foi moderno e privatizante, nem por isso deixou de haver corrupção.

Finalmente o Brasil recebia como seu presidente “O Homem do Povo, um trabalhador”, mas o que se viu a partir de 2003, durante a era PT que durou até 2015, foi a multiplicação de escândalos e mais escândalos de corrupção bilhões, trilhões, quantias incalculáveis de dinheiros foram retiradas da Saúde, da educação, das estradas e direcionados ao ralo da corrupção. Muda o Governo, o Brasil supera o seu segundo impeachment, assume um “novo” governo, mas parece que a história não tem fim parece que a sina do Brasil, parece que o destino dos brasileiros é conviver com esse tipo de situação. Como falei não tenho bola de cristal, não faço a menor ideia do que vai acontecer com o Brasil nas próximas horas, dias meses ou anos, mas eu tenho certeza, a convicção de que tudo vai ser superado, que tudo vai ser esclarecido e pouco a pouco a gente vai ter o nosso Brasil de volta.

Se por um lado – desde o descobrimento até os dias de hoje – o Brasil sempre conviveu com a corrupção também é verdade que avançamos e avançamos muito. Fomos descoberto e se viramos Colônia de Portugal, se depois tivemos que abrigar o império português, se desde essa época fomos maltratados durante séculos e se durante os dois império não foi diferente, até hoje o Brasil continua passando por isso.

É verdade tudo isso, mas é verdade também que as coisas se modernizaram o Brasil, que o Brasil é um dos países mais acolhedores em relação às pessoas carentes, com sistemas de Previdência e assistência social que atende pessoas idosas e de baixo poder aquisitivo. É claro que tem que haver uma reforma por que minha avó dizia que de um saco onde todos tiram e ninguém põe nada, um dia vai ficar vazio. Mas também temos uma lei de responsabilidade fiscal, que regulamenta os gastos públicos, temos o Sistema Único de Saúde, que tem as suas falhas mas ainda é a melhor coisa feita nas últimas décadas no Brasil. Temos o Fundef e o Fundeb, fundos que permitem que educação tenha recursos para ser investidos no futuro do país. No tocante à educação a questão nunca foi recursos a questão é como esses recursos são aplicados isso vale para a saúde, estradas, agricultura, etc. Então o problema do Brasil não é falta de dinheiro é como esse dinheiro é usado.

Agora estamos novamente atônitos vendo mais um escândalo – de proporções que ainda não podemos dimensionar – acontecer no país, mas minha esperança é de que as coisas se esclareçam e como sempre superamos momentos difíceis desde os tempos de colônia, impérios, várias repúblicas, dois impeachment e milhares de crises, milhares de esquemas de corrupção e que a gente possa, num breve tempo, também dizer; – Olha essa nós superamos.

O Brasil além de tudo isso que foi citado tem a Lei da Ficha Limpa, está sendo votado no Congresso a regulamentação do foro privilegiado, dentre outras medidas aprovadas, sobretudo nos últimos 30 anos. Nenhum país do mundo – novo como o Brasil comparando com país da Europa e outros continentes que tem séculos e séculos e séculos há mais de vida institucional – tem as leis, a proteção, o funcionamento das instituições que o Brasil tem.

Vemos que hoje a corrupção atinge todos os setores, todos os poderes, vemos membros do Judiciário do legislativo e do executivo serem alvos de sucessivas operações. Hoje mesmo, 18.05, em mais uma operação foram presos um Procurador da República, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal, advogados e políticos de renome Nacional e seus familiares, mas isso não foi a primeira vez e nem será a última vez. Mas minha esperança e expectativa é de que o Brasil, mais uma vez supere tudo isso. Não temos outra alternativa a não ser esperançar e acreditar que as coisas estão andando, senão no ritmo que a gente espera, mas initerruptamente.

Closeup of an elderly man looking away in deep thought , depression